Circos que têm animais? Não vou!

liberosocial-circo
  Há cerca de um mês, o Jornal Hoje da Tv Globo exibiu uma reportagem em que mostrava o Ibama apreendendo (resgatando) 4 ursos siberianos que eram vítimas de maus-tratos em um circo na cidade de Quatipuru-PA. (Link para reportagem.)

 

  No Brasil, ainda existem circos que utilizam  animais para realizar seus espetáculos: macacos, ursos, tigres, elefantes, enfim, muitos destes e outros animais são vítimas de maus-tratos.

 

  Apenas 9 estados no Brasil e cerca de 50 municipios proíbem a utilização de animais em circo. Na câmara federal em Brasília-DF, está circulando um projeto de lei que proíbe o uso de animais em circo em todo país, caso você apóie a causa e queira ajudar existe o site da WSPA (Associação Mundial de Proteção Animal) no brasil, no qual você pode ter acesso a mais informações além de um abaixo-assinado contra o uso de animais em circo. Para ter acesso ao site, clique aqui.

  Fico pensando, como os circos sobrevivem no Brasil, nada contra os circos, mas a maioria deles ainda apresentam espetáculos arcaicos. Valorizo as pessoas que utilizam do seu próprio corpo para realizar grandes shows, trapezistas, equilibristas, mágicos, palhaços (apesar de eu não gostar muito), esses sim são pessoas que tornam um espetáculo circense magnífico, sem utilizar os animais é claro.

liberosocial-soleil
À esq. circo com animais, à dir. Circo de Soleil.

Qual você prefere?

Para concluir, fica como exemplo final o Circo Du Soleil, que modificou o modo de fazer circo, não utilizando animais, mas sim o desempenho de seus artistas. O final da história todos sabem: lucro, um grandioso espetáculo e milhões de espectadores ao redor do mundo

 Se você é a favor ou contra animais em circo, deixe seu comentário e aproveite também e nos conte as experiências que já tiveram assistindo um espetáculo circense.

Maiores informações: Acesse:

Animais de circo

Aila

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA