Você já ouviu falar em ciberativismo?

liberosocial-avazz

  O site Avaaz, que significa “voz” em várias línguas da Europa, oriente médio e Ásia, foi lançado em 2007 com a missão de mobilizar pessoas de todo o mundo para construir uma ponte entre o mundo em que vivemos e o mundo que a maioria das pessoas querem. O site não tem fins lucrativos, nem sede física e funciona como um mobilizador de pessoas em busca de uma finalidade específica, com início, meio e fim de determinada campanha.

 

  A Avaaz mobiliza milhões de pessoas por meio de um modelo de articulação online, que permite que milhares de ações individuais, apesar de pequenas, possam ser combinadas em uma poderosa força coletiva, para as mais diversas causas.

 

Clique em Curtir na Fan Box ao lado ->
Cique aqui e nos siga no Twitter

 

  Operando em 14 línguas por uma equipe profissional em quatro continentes e voluntários de todo o planeta, a comunidade Avaaz se mobiliza assinando petições, financiando campanhas de anúncios, enviando emails e telefonando para governos, organizando protestos e eventos nas ruas, tudo isso para garantir que os valores e visões da sociedade civil global informem as decisões governamentais que afetam todos nós.

 

  Só pra citar um exemplo A Lei da Ficha Limpa, por exemplo, que para ir ao Congresso, precisava de milhões de assinaturas simples dos brasileiros deu certo.

 

  Atualmente o Brasil está em voga, ainda depois da aprovação do novo Código Florestal. A proposta do é juntar as assinaturas a fim de chegar à presidente Dilma, que ainda pode vetar pontos polêmicos da lei. Uma lida rápida na proposta de petição percebe-se a adesão de pessoas do mundo inteiro, como Itália, Alemanha, Méxivo, além do Brasil, no qual as assinatura estão próximas à 700 mil.

 

  Ainda que as passeatas no vão do Masp, na Avenida Paulista, em São Paulo, sejam corriqueiras, há um novo jeito de mobilizar a sociedade no mundo virtual. Por outro lado, é preciso lembrar que o ciberativismo é um complemento da vida real.

 

Até a próxima!

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA