Vá ao supermercado e pense numa tartaruga!

tartaruga-liberosocialTalvez você não tenha idéia de quanto prejudica o meio ambiente. A onda de sacolas ecológicas não é a toa, além de ser esteticamente bonito é realmente sustentável. De acordo com a reportagem da jornalista Mariana Lang, publicada nesta terça feira (22) no Jornal Folha de São Paulo, 60% das mortes de tartaruga (marinha) hoje estão relacionadas à ingestão de lixo.

 

O dado é da bióloga Luciana Franco Veríssimo, que ainda afirma que a principal causa da morte é o plástico, como os das sacolinhas de supermercado.

 

Clique em Curtir na Fan Box ao lado ->
Clique aqui e nos Siga no Twitter

 

Quem faz um belo trabalho em prol das tartarugas marinhas é o Projeto Tamar. O projeto mantém 23 bases no Brasil. O objetivo é preservar as espécies de tartarugas cabeçuda, de pente, oliva, de couro e verde. São cerca de 20 mil desovas com 900 mil filhotes liberados ao mar, mas muitos deles morrem nos primeiros dias de vida.

 

As dificuldades não os impedem de ter resultados positivos. Na desova entre 2010 e 2011 foram aproximadamente de 18,2 mil ninhos registrados e protegidos, com aproximadamente 1,2 milhão de filhotes chegando ao mar em segurança. Isso significa um aumento de 20% em relação à temporada reprodutiva anterior.

 

   Ninhos de tartaruga gigante batem recorde!

 

A tartaruga marinha é um animal pré-histórico. Existem sete espécies de tartarugas marinhas no mundo (cinco delas vivem na costa brasileira), todas estão ameaçadas de extinção, e que infelizmente demora a copular, volta para o local onde nasceu somente para desovar, põe uns mil ovos de uma vez só, e a mãe vai embora, os deixando órfãos.

 

Veja este dado: dos mil ovos, apenas um chega à vida adulta.

 

Dessa forma, a tartaruga é um animal muito vulnerável, tanto pela caça predatória e acidental, mas principalmente pelos detritos jogados no mar. Por isso é tão importante que estejamos atentos ao que despejamos nos oceanos. Um bom começo é não pegando sacolas plásticas, porque elas fatalmente chegarão a uma tartaruga.

 

Até a próxima!

 

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA