Zabatak – Conheça o site que modificou o Egito

Zabatak - liberosocial  Enquanto em alguns locais do Brasil os jovens não querem policiais sob seus domínios, em outros lugares jovens criam sites para dar exemplos de responsabilidade social.

 

  O website egípcio “Zabatak” recebeu neste último dia 12 o prêmio World Summit Youth Award que premia inovações tecnológicas que trazem benefícios a sociedade.

 

  Zabatak é um site desenvolvido por jovens que notifica os locais onde ocorrem crimes e corrupção no Egito. O site teve inicio em Fevereiro deste ano quando estouraram os protestos contra a corrupção no país. Desde lá, já são mais de 60.000 mil acessos e foram listados 600 incidentes de crimes e corrupção. Todos eles relatados pela população.

 

Saiba mais: Você já ouviu falar em ciberativismo?

 

 

site zabatak - liberosocial
Imagem do site Zabatak

  O movimento popular no Egito motivou toda a população pela responsabilidade social e também pelo desenvolvimento da democracia no país. As pessoas se sentem mais participativas com o que acontece e ficam mais seguras quando reportam algum crime.

 

  Outro exemplo é o site “Write3” da Índia que torna simples usuários da internet em jornalistas. Estas pessoas enviam novidades, vídeos e imagens pelo celular em tempo real. Todos estes usuários reportam ao Write3 notícias que ajudam a sociedade de um modo geral, como por exemplo, violação dos direitos humanos ou abuso de poder.

 

  Será que não existe algum grupo de jovens inteligentes, mesmo que fumem uma macoinha de vez em quando, para desenvolver algum programa ou site iguais aos exemplos acima. Se existir me fala que eu quero participar.

 

  Só pra não esquecer, os jovens egípcios vencedores do prêmio vão para a Áustria com tudo pago do bom e do melhor! 

 

Link para o site World Summit Youth Award  Quem sabe seu projeto não é premiado!

 

Valeu e até a próxima!

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA