Conferência em 2012 vai acontecer no lugar certo

A 15ª. Conferência Internacional Anticorrupção (IACC, na sigla em inglês), acontecerá no Brasil, entre os dias 7 a 10 de novembro de 2012. O anúncio foi feito nesta quarta-feira (28) pela promotora do evento, a ONG Transparência Internacional (TI), em sua sede, em Berlim (Alemanha). Detalhe: a cidade que receberá o evento é nada menos que a nossa Capital Federal. Isso mesmo. Brasília será a cidade-sede de uma conferência contra a corrupção.

 

Uma cidade bonita, bem cuidada, moderna, com bastante sol e cheia de corruptos! Parece terem escolhido a dedo a nossa magnífica metrópole para sediar um dos mais importantes eventos contra a corrupção.

 

A IACC é realizada de dois em dois anos desde 1983 e, desta vez, terá como tema “Mobilizando Pessoas: Conectando Agentes de Mudança”. “Agentes”… espera-se que “essa gente” sejam pessoas com eu e você, honestas.

 

No Brasil, a conferência será feita em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU), a associação Amigos Associados de Ribeirão Bonito (Amarribo), representante da TI no país, e o Instituto Ethos.

 

Mais de 1,5 mil participantes de mais de 135 países devem participar na 15ª IACC, que reunirá líderes dos setores público e privado, jornalistas investigativos, representantes da sociedade civil e do Judiciário, autoridades de persecução penal, ativistas e acadêmicos. É uma pena que não haja na porta um “pára desonesto” pra não contaminar o evento.

 

Entre outras questões para a prevenção e o combate à corrupção, o evento vai discutir novas formas de incentivar a promoção de mais transparência sobre os gastos públicos e ampliar a participação social no controle desses gastos e nas decisões de governo.

 

Tomara que o evento ao menos traga boas energias para um lugar tão carente. Carente de pessoas idôneas, íntegras, honestas e de bom coração.

 

A iniciativa é muito boa, os organizadores também (CGU, Amarribo e Ethos). Ao menos algumas diretrizes pra lidar com a corrupção devem surgir. Pode ser o início, para que a corrupção seja extinta no Brasil. Vamos torcer!

 

Para se inscrever: iacc@transparency.org.

 

Até a próxima!

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA