2012 será o Ano Internacional da Energia Sustentável

sustentabilidade - liberosocialDe acordo com estudos da Organização das Nações Unidas (ONU), o planeta Terra tem mais de 1,4 bilhão de pessoas que não possui acesso à eletricidade e cerca de um bilhão tem acesso intermitente, ou seja, não contínuo, o que acarreta em problemas de saúde, déficit educacional, destruição ambiental e, até mesmo, atraso econômico. Assim, a ONU decretou que 2012 será o Ano Internacional da Energia Sustentável para Todos

 

O estudo também apontou que três bilhões de pessoas ainda dependem de recursos da “biomassa tradicional” como o carvão para atividades diárias como aquecimento e cozimento de alimentos.

 

Os serviços de energia têm um efeito profundo na produtividade, na saúde e na educação, além da segurança alimentar e serviços de comunicação.

 

De acordo com especialistas, a falta de acesso à energia limpa e barata impede o desenvolvimento sócio-econômico e humano de comunidades inteiras.

 

A campanha também batizada de Energia Sustentável para Todos, espera que até o ano de 2030 o mundo alcance três grandes objetivos:

 

– assegurar que todos tenham acesso a serviços modernos de energia;

– reduzir em 40% a intensidade energética global e

– aumentar em 30% o uso de energias renováveis em todo o mundo.

 

No portal do projeto ainda é possível propor ações que garantam a universalização da energia sustentável e conferir o calendário de eventos que a ONU está preparando para esta mobilização.

 

 Até a próxima!

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA