Como reciclar seu óleo de cozinha

óleo - liberosocial  Já abordamos aqui no Líbero Social a reciclagem de papel, plástico e vidro. São três tipos de materiais que estão presentes em todos os lugares e que constantemente estamos utilizando. Existe um outro tipo de produto que também usamos muito e que pode causar um grande prejuízo para o meio ambiente e para seu bolso: o óleo de cozinha.

 

  Se você tem o costume de despejar o óleo de cozinha na pia após utilizá-lo, pense dez vezes antes de fazer isto. Ao jogar este óleo pelo ralo você vai cometer duas bobagens:

 

A primeira: prejudicar o meio ambiente

  Um litro de óleo de cozinha que vai parar nos rios contamina cerca de 20 mil litros de água. Isto é o equivalente ao consumo médio de uma pessoa no período de 3 meses. (Fonte Sabesp)

 

A segunda: vai perder dinheiro e aparecer baratas

  O óleo despejado na pia provoca o entupimento das tubulações nas redes de esgoto, aumentando em até 45% os custos de tratamento. Adivinha de quem o governo vai cobrar estes 45% a mais que serão gastos? De você, seu pai, sua mãe, avó, sogra, de mim, enfim de toda a população que paga impostos.

 

barata - liberosocial
"Nós adoramos óleo de cozinha"

  E não vai ser somente com a empresa de saneamento da sua cidade que você vai ter mais gastos, mas também com a limpeza da caixa de gordura do seu prédio ou casa. O óleo quando descartado incorretamente na pia, acumula no encanamento e retêm resíduos, entupindo a rede e o fluxo de água, tornando o ambiente propício para atrair baratas, ratos e insetos, e gerando graves problemas de higiene e mau cheiro.

 

Como posso ajudar?

Você têm duas alternativas:

 

  Levar aos postos de coleta de óleo – Abaixo listamos alguns sites que você pode encontrar os postos de coleta de óleo mais próximos da sua casa. O óleo reciclado poderá ser utilizado como matéria-prima na fabricação do biodiesel, ração animal, massa de vidro, indústrias de tintas, cola, entre outros.

 

Akatu

Cempre

Ecycle

Made in forest

Porto Seguro

Rota da Reciclagem

 

  Não vou conseguir levar até os postos – Sem problemas, mas por favor, não jogue na pia. Coloque o óleo utilizado em uma garrafa pet e o separe do lixo comum. Muitas pessoas ao verem estas garrafas, pegam o óleo para reaproveitar fazendo sabão.

 

Quer aprender a fazer sabão com seu óleo de cozinha? Clique aqui.

 

Portanto lembre-se, óleo de cozinha na pia = gastos, ratos, baratas, mau cheiro…

 

Fonte Ecooleo    Biodieselbr

 

Até a próxima!

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA