Faça as contas e vá de carona!

Você já reparou que muitos carros estão com apenas o motorista dentro dele? Infelizmente a cultura do consumo nos tornou egoístas a esse ponto. Porém, ainda dá pra reverter esse quadro, e uma carona pode diminuir consideravelmente o volume de carros de passeios nas vias.

 

Veja uma conta simples: um carro tem em média 4m de comprimento e 2m de largura, portanto 8m²; um ônibus possui em média 12m de comprimento, por 2,5m de largura, então 30m². Um carro leva em média 5 pessoas, já o ônibus leva 30 pessoas. Assim, nós temos em 30m², 30 pessoas sendo transportas. Em 32m² (quatro carros) temos 20 pessoas sendo transportadas.

 

Um estudo publicado ano passado mostrou que o Brasil possui um carro para cada 2,94 habitantes. Ou seja, nos mesmos 32m² nós temos apenas 12 pessoas circulando. Sem falar que uma olhada rápida para o carro ao lado é possível ver apenas o motorista dentro do carro. Mas qual a ligação entre essas contas e as caronas?

 

É que as caronas surgem como uma alternativa ao transporte público, que ainda é a melhor opção, mas quem anda de “busão” sabe o quanto é difícil, espremido e caro. Então, levar os amigos, ou até desconhecidos é mais confortável, mais prático, solidário, porque além de estar ajudando o carona, o trânsito também ganha, uma vez que são retirados carros das ruas. Sem falar na redução da emissão de gás carbônico, que tanto danifica o planeta.

 

Carona e motorista podem entrar em um acordo financeiro, que seja proveitoso para os dois lados, mas aí essas contas são com você, porque as caronas têm peculiaridades diferentes, como tempo, caminho, combustível, que variam de lugar para lugar.

 

A internet pode ajudar você a arranjar uma carona! Há sites na internet no qual é possível fazer um cadastro gratuito. Os motoristas divulgam seus trajetos diários ou as viagens que por ventura possam realizar. Para os caronas basta procurar as rotas adequadas no site e correr para o abraço, ou melhor, para o carro.

 

O Libero Social selecionou alguns sites bastante interessantes, para que você experimentar “caronear” por aí. Mas atenção as dicas de segurança expressas nos sites!

 

Caroneiros

Caronetas

Eco-Carroagem

Carona Segura

Carona interativa

Carona Solidária

Carona Brasil

Vá de galinha

 

Até a próxima!

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA