Homens são mais corruptos do que as mulheres?

corrupção - liberosocial  A discussão entre gênero e corrupção é um problema surpreendentemente recente na luta contra a corrupção. Há cerca de 50 décadas, as mulheres sequer podiam votar, ingressar na carreira pública então, era inimaginável. Com o crescimento do poder feminino, as mulheres já ocupam cargos de presidente em diversos países do mundo e também em grandes empresas. Visto a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff.

 

  Por falar na presidenta, uma das principais notícias de 2011 foi a chamada “faxina dos ministérios” que contou com a demissão de 7 ministros do governo. Dos 7 ministros que deixaram os cargos, 6 deles foram demitidos após denúncias de corrupção. Todos eles homens.

 

Clique em Curtir na Fan Box ao lado –>>

Clique aqui e nos siga no Twitter

 

 Mulheres são menos corruptas!

  Há de fato uma ligação entre a maior representação de mulheres no governo e menores níveis de corrupção. Um influente estudo realizado pelo Banco Mundial em 150 países na Europa, África e Ásia, chegou à conclusão de que as mulheres são mais confiáveis ​​e menos propensas à corrupção.

 

  Em outra pesquisa realizada pela Transparência Internacional, com mais de 60.000 famílias em 60 países, concluiu que as mulheres são menos propensas a pagar subornos ou receber propinas em comparação com homens.

Fotomontagem do site Kibeloco com os ministros demitidos

  Alguns estudiosos têm sugerido que homens e mulheres se relacionam com a corrupção de modo distinto devido a diferenças de comportamento quando se trata na questão de enfrentar os riscos. Em ambientes profissionais, elas não estão tão envolvidas em caso de corrupção por medo de serem pegas e perder seus empregos, o que não acontece tanto com os homens.

 

  Experimentos de laboratório confirmaram esta hipótese, concluindo que as mulheres tendem a reagir mais fortemente ao risco de prisão.

 

  Conferência contra corrupção vai acontecer no lugar certo

 

Conclusão

  São necessárias mais pesquisas focadas em saber se as mulheres são mais ou menos corruptíveis que os homens, e se a promoção das mesmas na vida pública pode ser uma estratégia eficaz no combate à corrupção.

 

  O que fica de concreto é que o poder das mulheres para administrar, gerenciar e cuidar de uma casa, empresa ou país está cada vez mais se sobressaindo sobre os homens.

 

Quem você acha que são mais corruptos, homens ou mulheres?

 

Fonte Transparência Internacional

 

Até a próxima!

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA