Nações Unidas lança fundo para auxiliar pessoas com deficiência

A Organização da Nações Unidas (ONU) criou recentemente um fundo para promover os direitos das pessoas com deficiência. A idéia é apoiar países na melhoria das políticas, compilação de dados e prestação de serviços. O Fundo de Parceria da ONU para a pessoas com deficiência visa facilitar o diálogo entre governos e organizações que atendem às pessoas com deficiência, estimulando a ação contra a discriminação e a marginalização.

 

“A constatação de que deficiência e desenvolvimento estão interligados persuadiu os Estados-Membros das Nações Unidas a adotar, em 2006, a Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiências”, disse a Administradora Adjunta do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), Rebeca Grynspan, que atuará como Secretária Técnica do Fundo.

 

“Esse acordo foi um marco fundamental para o movimento dos direitos das pessoas com deficiência e serviu como um instrumento poderoso, possibilitando o que Kofi Annan chamou de uma “nova era”, em que pessoas com necessidades especiais não terão mais que lidar com a discriminação e com atitudes que prevalecem há muito tempo. Esse fundo se apoia na promessa da comunidade internacional de acabar com a exclusão social dessas pessoas”, acrescentou Grysnpan.

 

Mais de um bilhão de pessoas, ou aproximadamente 15% da população mundial, vivem com algum tipo de deficiência, de acordo com o Relatório Mundial sobre Deficiência (em inglês) publicado no começo do ano passado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) e pelo Banco Mundial.

 

O governo australiano já contribuiu com aproximadamente dois milhões de dólares. No lançamento do fundo em Nova York, representantes da Finlândia, da Suécia e do Estado de São Paulo também se comprometeram a contribuir com a iniciativa.

­

Boa notícia!

 

Até a próxima!

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA