Siga o exemplo de Tony Bellotto e vá de bicicleta!

André Muzell /AgNews

O músico do Titãs, escritor e apresentador do programa Afinando a língua, da TV Futura, Tony Bellotto, lançou o DVD do programa nesta segunda-feira (23), no Studio RJ, no Rio. E acredite, ele foi de bicicleta.

 

E o inesquecível titã deu um belo exemplo. Ir de bicicleta pode ser mais rápido que ir de carro ou de ônibus. Em tempos em que os congestionamentos são catástrofes anunciadas, pegar a “magrela” pra ir ao trabalho ou à faculdade é uma boa alternativa.

 

Em média, uma carro que está em um congestionamento na Avenida Paulista ou na Faria Lima, em São Paulo, anda de 5 a 8km/h. Uma bicicleta atinge 15km/h com tranqüilidade.

 

Você até pode resmungar que a cidade de São Paulo não foi feita para o uso da bicicleta, com suas ladeiras íngremes e compridas. Essa informação até pode ser verdadeira, mas cá pra nós: é melhor ir de bicicleta e fortalecer os músculos ou ficar parado no trânsito?

 

São Paulo tem um trânsito muito violento”. Essa afirmação você também pode ter proferido, e a resposta é sim. A cidade de São Paulo é muito violenta no trânsito e isso equivale para os carros também.

 

Alguns vão dizer que ir de motocicleta é o melhor caminho. A motocicleta surgiu como uma alternativa barata e rápida para os meios de transporte individual. Muitos aventureiros fizeram e fazem barbaridades com as motos, o que a estigmatizou, e muitos motoristas de carros, ônibus e caminhões “caçam” motoqueiros. Se você quiser arriscar, vá em frente.

 

Enfim, essa é uma discussão que tem muitos pró e contras. Porém, coletivamente a bicicleta tem muito mais argumentos a favor: barata, leve, rápida, ágil, não polui e ainda ajuda a manter a saúde. É lógico que o conforto do carro é insubstituível, mas a consciência coletiva também é.

 

A bicicleta por suas qualidades é o meio de transporte mais comum em pequenos centros urbanos, o que representa quase 90% das cidades brasileiras. E já passou da hora dos grandes centro aprenderem com as pequenas cidades.

 

Aqui no Libero Social nós já falamos sobre a experiência de Copenhague, na Dinamarca, que mostrou ao mundo sua experiência com bicicletas.

 

Já no Brasil, a cidade do Rio de Janeiro está aprendendo a lição. De acordo com o prefeito carioca, Eduardo Paes, a cidade possui 250km de ciclovia e quer chegar 300km este ano. E não quer parar por aí, quer superar Bogotá (capital da Colômbia) com 340km, que é a cidade da América Latina com maior malha ciclo viária.

 

O Libero Social selecionou uma série de sites bacanas sobre bicicleta. Aí estão eles:

 

Bike anjo

Revista Bicicleta

Eu vou de bike

Vou de bicicleta

Apocalipse motorizado

As bicicletas

Ciclocidade

Bicicletada

Ciclomidia

Felizcidadefeliz

Bicicreteiro

Ciclobr

Passeios de bicicleta

Pedal verde

Pedalinas

Transporte Ativo

 

Até a próxima!

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA