Governo Federal cria Observatório de Economia Criativa

f5coletivo.com.br

O Ministério da Cultura (MinC) criou o Observatório Brasileiro da Economia Criativa (Obec), por meio de uma  portaria publicada na última quinta-feira (9). Ele será responsável pela produção e difusão de pesquisas, dados e informações sobre a Economia Criativa brasileira.

 

O Observatório tem como objetivo estimular o debate entre estudiosos, especialistas, agentes governamentais e representantes do setor cultural acerca do impacto da Economia Criativa na sociedade. Será estruturado por um Comitê Permanente, integrado por quinze membros, dentre servidores do MinC, entidades vinculadas e representantes da sociedade civil, que se  encarregará de elaborar suas pautas de atividades, analisar seu desempenho e coordenar a execução dos projetos e ações de seu interesse.

 

Mapear as diversas dimensões da Economia Criativa brasileira e identificar os agentes envolvidos nos fluxos macro e microeconômicos da Economia Criativa também estão dentre as metas. Uma vez que o Obec terá parcerias com universidades para subsidiar o MinC na criação e disponibilização de dados sobre a Economia Criativa brasileira.

 

    Não sabe o que é Economia Criativa? Clique aqui!

 

O Observatório contará, ainda, com site vinculado ao portal do MinC para o compartilhamento das informações levantadas, mas que ainda não tem data para o lançamento.

 

O Obec será gerido pela Secretaria da Economia Criativa, que está em fase estruturação do MinC, mas que já está criada desde janeiro do ano passado.  A ideia é implantar observatórios em todos os estados brasileiros até 2014. Somente universidades públicas federais poderão receber os recursos para construção do Observatório. Espera-se que essa Secretaria seja capaz de criar mecanismos de fomento, para que a Economia Criativa seja de fato incentivada pelo governo brasileiro.

 

O Brasil já faz parte da Economia Criativa. Os setores mais representativos são os de moda, arquitetura e comunicação. De acordo com dados do Sebrae, a Economia Criativa no Brasil é constituída de 52 mil empresas, com 87,6% dos negócios empregando até 19 funcionários.

 

Fica aí muitas expectativas com a criação do Obec!

 

Até a próxima!

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA