Ideias que dão certo!

ideia  Qual é a melhor maneira de incentivar os homens a urinar com mais precisão em mictórios públicos? Resposta: Dê-lhes um alvo. Foi o que ocorreu no aeroporto de Amsterdã na Holanda: uma imagem de uma mosca foi colocada dentro dos urinóis para dar aos homens um alvo a apontar. Conclusão: este ato diminuiu a sujeira dentro dos banheiros em cerca de 80%.

 

  Normalmente, quando uma empresa ou um governo quer promover certo tipo de conduta ou regra, oferece uma recompensa financeira ou uma punição para que isto aconteça. Quantas vezes no seu trabalho, você já viu surgirem ideias mirabolantes, e um tanto quanto idiotas, para resolver problemas como: gastos com energia, água, papel, cafézinho? E coitado de quem não cumprisse tais regras!  

 

  Em alguma ocasiões temos que pensar diferente para solucionar determinados problemas. A mosca é um bom exemplo disto – Foi uma forma sutil de influenciar o comportamento sem oferecer incentivos materiais ou a imposição de punições.

 

  Estes pensamentos estão parecendo um pouco malucos para você? Então preste atenção nas fotos e nos casos abaixo. Verifique que certas ações conseguem persuadir as pessoas e leva-las a fazer a coisa certa.

 

[slideshow]

 

  A ideia central é: não forçar a pessoa a fazer determinado tipo de coisa, mas sim criar mecanismos para que consigam realizar as escolhas corretas e consequentemente alcançar os objetivos.

 

  Tais influências subliminares não são novidade, mas têm um grande potencial para serem aproveitadas em uma escala muito maior – e para o bem coletivo. Podemos sim ser “empurrados” para melhores práticas sustentáveis ​​que ajudem o meio ambiente. Só depende da gente!

 

Fonte: CNN

 

Até a próxima!

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA