Você pode estar pobre daqui a 15 anos

pobreza  Um relatório da Organização das Nações Unidas (ONU), advertiu nesta semana que o mundo está ficando sem tempo para se certificar de que haverá bastante comida, água e energia para satisfazer as necessidades de uma população em rápido crescimento e para evitar que 3 bilhões de pessoas ingressem no estado de pobreza.

 

  “Esforços para o desenvolvimento sustentável não são rápidos o suficiente, nem suficientemente profundos para modificar a atual situação do planeta. O atual modelo de desenvolvimento global é insustentável. Para alcançar a sustentabilidade, uma transformação da economia global é necessária” informou o relatório.

 

Clique em Curtir na Fan Box ao lado ->

Clique aqui e nos Siga no Twitter

 

  Como a população mundial tende a crescer para cerca de 9 bilhões de pessoas até 2040 e o número de consumidores de classe média deve aumentar em 3 bilhões nos próximos 20 anos, a demanda por recursos aumentará exponencialmente.

 

  No atual momento, há 20 milhões de pessoas subnutridas a mais do que em 2000; 5,2 milhões de hectares de florestas são perdidos por ano – uma área do tamanho da Costa Rica – e as emissões de dióxido de carbono aumentaram 38% entre 1990 e 2009, o que agrava o risco de aumento do nível do mar e do clima mais extremo.

 

  A ONU quer usar a RIO+20 (cúpula para o desenvolvimento sustentável) que ocorrerá em Junho no Brasil, para iniciar essa transição global para um modelo de crescimento sustentável para o século 21 que o mundo tanto necessita.

 

Como isto nos afeta?

 

  Primeiro: Boa parte das pessoas que estão lendo este texto, provavelmente estarão presentes em 2030 para viver esta história. Você pode ser uma das 3 bilhões de pessoas que pode estar no estado de extrema pobreza daqui a 15 anos. Nunca se sabe!

 

  Segundo: Profissionalmente falando, você estará fazendo um grande negócio se começar a investir seu tempo e dinheiro nas questões sustentáveis, do meio ambiente e social. Tudo porque os países integrantes da ONU estão pensando em criar sistemas de crédito para oferecer incentivos de longo prazo para as práticas sustentáveis. Portanto, a economia verde pode aparecer ainda mais nos próximos anos.

 

  É claro que todos nós sabemos que falta vontade política para realizar estas ações. Mas ai que vem a pergunta: Quem coloca os políticos no comando?

 

Fonte Huffingtonpost

 

Até a próxima!

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA