Akatu lança aplicativo que mostra como economizar água

Ta certo. O dia da água é comemorado dia 22 de março, portanto já faz alguns dias. Contudo, a informação ta valendo! O Instituto Akatu e a Leo Burnett Tailor Made lançaram na última quinta-feira (22) o aplicativo Fake Shower. O programa disponível apenas para aparelhos da Apple ainda não pode ser baixado, mas promete ajudar a diminuir o consumo de água.

De acordo com informações do Instituto, se todos os moradores do Brasil fecharem a torneira ao escovar os dentes, a água economizada durante um mês equivalerá a um dia e meio do volume de água nas Cataratas do Iguaçu. Portanto, só esta informação já basta para tomarmos consciência da importância da água.

Segundo os desenvolvedores, o Fake Shower é uma ferramenta de conscientização que, de forma muito bem humorada e moderna, permite manter a privacidade entre casais evitando o desperdício de água. Por quê? “Porque muita gente liga o chuveiro ou a torneira somente para evitar que o outro não ouça os ‘sons da natureza’ no banheiro”. Sem dúvida que isso representa um baita desperdício. Contudo…

Contudo, quem você conhece que toma essa atitude? Até porque, ninguém fica atrás da porta esperando ouvir alguns sons. De qualquer forma a iniciativa é bacana, mas esse apelo é um tanto quanto exagerado. Posso estar errado, mas esse tipo de hipocrisia faz parte do passado. Aos desavisados: homens e mulheres têm necessidades fisiológicas muito, mas muito semelhantes.

Por outro lado, o usuário do aplicativo pode saber, por exemplo, quanto de água gasta em seu banho. Ou pode mostrar a quantidade de litros que foi poupada em uma determinada atividade, e automaticamente já traduz para o consumidor a dimensão daquele volume economizado comparando a objetos e referências do cotidiano, como um galão d’água, uma banheira, uma piscina, um caminhão-pipa, e até a Lagoa Rodrigo de Freitas, no Rio de Janeiro.

A quantidade de água virtual poupada vira um indicativo pessoal, que pode ser compartilhado com todos os usuários do aplicativo. Assim o consumidor consegue ver sua economia pessoal e o impacto agregado da economia de todos.

O aplicativo deve ser realmente uma funcionalidade interessante. Porém, os desenvolvedores poderiam ter pensado em um aplicativo que atendesse a outros aparelhos que não só os da Apple, e que já estivesse disponível para download no dia da água. De qualquer forma a iniciativa é muito bacana!

O vídeo sobre o aplicativo é muito bem feito. Vale a pena assistir aqui.

Até a próxima!

 

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA