Desperdice menos energia e fique rico!

Ser consumidor não é somente brigar ou reclamar quando seus direitos estão sendo lesados, mas também é conscientizar-se dos atos e práticas presentes no dia-a-dia. Por exemplo, você tem ideia de quanto gasta com todas estas luzes em seu computador e outros equipamentos eletrônicos em sua casa? Você sabe quanto paga de imposto na conta de luz? Dúvidas como estas, podem passar desapercebidas para um consumidor moderno.

Hoje, Dia Mundial do Consumidor, ajudaremos você a identificar quanto está gastando com cada equipamento eletrônico em sua casa! Está na hora de colocar todas estas contas na ponta do lápis, e verificar se o seu suado dinheiro não está sendo jogado fora com o desperdício de energia. E olha que não estamos mencionando os graves problemas que este gasto pode estar causando ao planeta terra.

Portanto, ajude a natureza e o seu bolso realizando as contas abaixo e consumindo menos energia. Afinal consumidor consciente, é consumidor inteligente!

1. Pegue uma folha de papel ou digite no computador para rabiscar seus custos elétricos.

2. Escolha um item eletrônico a partir da lista abaixo.

Potência Média de Alguns Aparelhos Eletrônicos (Watts)

Video Games: 35
Radio : 70
Som Stereo: 80
Televisão média (21 – 32 polegadas): 100 à 170
Televisão Grande (36 – 50 polegadas): 200 à 320
Computador e Impressora: 280
Máquina de Lavar: 350
Refrigerador: 725
Forno de Microondas. 1000
Secadora de roupas: 1800
Ar-Condicionado: 1900

3. Verifique quantas horas por dia você utiliza tal equipamento. Multiplique as horas por 30 para saber o total por mês.

4. Multiplique o número de horas utilizadas por mês, pela potência média do aparelho escolhido.

5. Divida o número de watts-hora que você encontrou na Etapa 4 por 1.000. Isto irá converter esse número em quilowatts-hora.

6. Multiplique o resultado da etapa 5 pela tarifa de luz na sua região. Se você não sabe qual é a tarifa em sua região, acesse este site: Aneel.   

A conta vai ficar desta forma:

Talvez o custo total seja um pouco maior do que você gostaria que fosse não é? Escreva uma lista de maneiras no qual você possa reduzir esses gastos. Como por exemplo, desligar o monitor do computador assim que você for almoçar ou tomar um lanche, acumular um pouco mais de roupa para utilizar apenas uma vez a máquina de lavar…  

Quero fazer a conta de todos os meus aparelhos?

Você possui muitos aparelhos eletrônicos em sua casa e quer saber quanto está gastando com todos? Para facilitar sua vida existe um site que ajuda a realizar estes cálculos: Acesse o link abaixo e coloque todos os indicadores: Quantidade, Dias e Tempo de Uso. No final você vai saber quanto gasta de energia por mês em sua casa. 

Mux Energia

Lembrando que, cerca de 30% do que você paga na conta de luz, vai para o governo!  

Até a próxima!

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA