Lixo eletrônico: poluição do séc. XXI

Tenho certeza que você possui um local em sua casa onde guarda um emaranhado de fios, carregadores, celulares e diversos outros aparelhos eletrônicos. No primeiro momento você pensa – “Vou deixar guardado ai e depois vejo o que eu faço.” – Mas passado um tempo, acaba jogando fora tal bugiganga inútil. Normal não é?

Já percebeu que os eletrônicos de hoje são difíceis de atualizar, fáceis de quebrar, e praticamente impossíveis de consertar. Em certos momentos fica mais barato comprar um novo, do que consertar o velho. É uma total obsolescência programada!

Os lixos eletrônicos estão causando uma grande emergência global de poluição. Computadores, celulares, Tvs, todos estes aparelhos estão apenas esperando para serem jogados fora e liberarem todas as toxinas no ambiente.

Vamos a alguns números para exemplificar melhor!

– A cada ano produzimos 25 toneladas de lixo eletrônico.

– O poder de processamento dos computadores dobra a cada dois anos, isto faz com que muitas pessoas comprem novos aparelhos e abandonem os velhos.

– Apenas 15% dos computadores são reciclados, isto significa que os outros 85% acabam em aterros sanitários.

– Muitos computadores podem ser reutilizados por outros usuários, porém somente 2% dos PCs encontram o caminho para uma segunda pessoa.

 – Cerca de 50 milhões de telefones celulares são substituídos em todo o mundo em apenas um mês, e apenas 10% são reciclados.

– Se conseguirmos reciclar cinco milhões de telefones celulares, reduziríamos as emissões de gases poluentes o equivalentes a retirar 1.368 carros das ruas por um ano.

– Os arquivos da empresa IBM mostraram que os trabalhadores que fabricam chips de computador tiveram 40% mais abortos e muito mais mortes por câncer do cérebro, do sangue e do rim do que o normal. Quanto maior o consumo, mais pessoas irão ter problemas de saúde.

Postos de Reciclagem

Acesse os sites abaixo e confira os postos de reciclagem mais próximos de sua casa!

Ecycle

Rota da Reciclagem

Central da Reciclagem

Cempre

O consumidor exerce um papel fundamental na reciclagem, porque se formos depender do governo para criar políticas de reciclagem e reutilização dos chamados lixos eletrônicos, estamos perdidos.

Até a próxima!

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA