Quando a escuridão faz o bem

Amanhã, dia 31 de março de 2012 é um dia muito importante para o planeta Terra. Acontece neste sábado entre 20h30 e 21h30, a Hora do Planeta, que é um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, no qual governos, empresas e a população demonstram a sua preocupação com o aquecimento global, apagando as suas luzes durante 60 minutos.

A WWF espera que mais de 2 bilhões de pessoas em todo mundo apaguem as luzes durante a Hora do Planeta. De acordo com a comissão organizadora, 23 capitais e mais de 120 cidades aderiram ao evento, sem falar que 448 monumentos, do Norte ao Sul do Brasil terão suas luzes apagadas, o número de monumentos participantes é maior que no ano passado, que foi de 380 ícones.

O “apagão” também poderá ser visto do espaço. A Hora do Planeta irá alcançar a Estação Espacial Internacional (ISS na sigla em inglês), onde o astronauta e embaixador da Rede WWF, André Kuipers, irá vigiar nosso planeta no momento em que as luzes forem desligadas. Ele irá compartilhar essa experiência com todas as organizações da Rede WWF no mundo, por meio de imagens fotográficas e comentários ao vivo via Agência Espacial Européia (ESA).

Muita gente reclama que não adianta nada ficar uma hora sem usar energia elétrica, e esbanjar recursos naturais nos próximos meses e anos. Porém, eu faço um pedido para que participem do movimento. Se você aguentar, com certeza serão 60 minutos em que você refletirá sobre a sua participação na cadeia do desenvolvimento sustentável. Até porque se você não cuidar agora, poderá, por exemplo, ficar sem energia por muito mais tempo.

Ok… Mas aí vão dizer da importância da construção da usina hidrelétrica de Belo Monte. Sim, é verdade. A usina proporcionaria uma segurança energética já mais vista na País. Contudo, o preço dessa segurança é a extinção de boa parte da fauna e flora brasileira. É isso que queremos? Lógico que não, mas devemos refletir sobre isso amanhã de noite.

Esse tipo de atitude é pensar no futuro, é fazer uma análise no que você pode colaborar para que a degradação do planeta não alcance níveis irreversíveis. E, a sua reflexão, assim como a bilhões de pessoas ao redor do mundo, pode sim, fazer a diferença no futuro. Então, pense nisso e apague as luzes!

Para registrar a sua participação na Hora do Planeta clique aqui.

Até a próxima!

 

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA