Economize água e deixe suas plantas mais fortes e saudáveis

Faça o seguinte: abra a janela de sua casa ou do escritório onde você trabalha e observe bem seus vizinhos. O que encontrou? Provavelmente a resposta da maioria vai ser: algumas roupas no varal, cortinas, pessoas trabalhando, plantas… Ok, cheguei no ponto onde queria. As plantas!

As plantas que você provavelmente possui em sua casa ou encontrou no vizinho, dão um toque especial a qualquer ambiente. Infelizmente, para algumas pessoas, cuidar desta natureza verde pode ser uma tarefa difícil. São tentativas e erros que muitas vezes terminam com muitas plantas mortas.

Aqui estão algumas dicas e truques simples de como tratar melhor suas plantas e de quebra utilizar menos água.

Como identificar se as plantas precisam de água

O teste de sensação é a forma mais comum de verificar se suas plantas precisam de mais água. Basta colocar a ponta do dedo cerca de um centímetro dentro da terra. Se o solo estiver frio e úmido, mas não molhado, então a planta está bem. Se estiver seco e quebradiço, é hora de colocar água.

Molhe o solo e não as plantas

Plantas e flores dão uma beleza a mais nos ambientes!

Algumas plantas – aquelas com folhas peludas – são suscetíveis a queimaduras solares. Caso você molhe as folhas, gotículas de água podem atuar como lentes de aumento e os raios do sol podem queimar sua planta.

Regue pela manhã

O melhor horário para molhar as plantas é geralmente no início da manhã, tanto para maximizar a eficiência de água utilizada quanto para promover a saúde da planta. As manhãs tendem ser mais frescas, então a quantidade de água perdida por evaporação é muito menor em comparação com o período da tarde.

Evite molhar as plantas durante a noite, pois, se as mesmas ficarem úmidas durante este período, ficarão mais suscetíveis aos danos de fungos e bactérias.

Quantidade de água

Não siga uma regra específica para quantidade de água. A ideia é manter o solo levemente úmido e impedir que ele seque completamente, o que seria prejudicial para a maioria das plantas. Cuidado: existem plantas que não seguem tais regras, há exceções a esta orientação geral.

Acesse o site tudo sobre plantas. Você irá encontrar maiores informações e saber se sua planta necessita de mais ou menos água.

Fonte The Daily Green

Até a próxima!

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA