Faça sexo verde!

 

Calma! Você não errou de blog, nem vamos falar sobre um conto erótico envolvendo o Hulk. Mas o assunto é sexo, com proteção e sustentabilidade.

Você sabia que o Brasil é o único país no mundo que possui uma fábrica de camisinhas ecologicamente produzidas? Pois é, em Xapuri no Estado do Acre, funciona a quase cinco anos uma fábrica de preservativos masculinos chamada Natex.

A indústria foi criada pela Fundação de Tecnologia do Estado do Acre (Funtac). O trabalho da Natex é centrifugar o látex in natura, que é recebido do seringueiro, e produzir o preservativo. Ou seja, em vez do Governo Brasileiro comprar preservativos feitos na China, por exemplo, que contém materiais duvidosos, a indústria produz camisinhas sustentáveis e ainda estimula a produção local.

De acordo com o IBGE, a cidade de Xapuri possui cerca de 16 mil habitantes, dos quais 25% estão na zona rural. A empresa gera 150 empregos diretos e 700 seringueiros da Reserva Extrativista Chico Mendes recebem dois salários mínimos (ganho maior que no mercado convencional) pela produção.

O extrativismo representa 83% da renda familiar dos acreanos, que extraem mais de 6 milhões de toneladas da matéria prima todos os anos.  O que torna o Brasil um dos maiores produtores de látex do mundo.

Além do estímulo a produção local, a empresa fez com que fossem instaladas 200 unidades de saneamento básico, 170 kits de energia solar nas residências dos 24 seringais que participam do projeto, além da recuperação de ramais para o escoamento da produção e, reabertura de varadouros (caminhos que levam a áreas de produção).

A usina de centrifugação da Natex é a única da América Latina que possui a certificação ISO 9001 (selo de qualidade) e produz cerca de 100 milhões de camisinhas por ano. O trabalho é resultado de inúmeras pesquisas, sempre com foco no uso responsável dos recursos naturais da floresta, respeitando o meio ambiente.

Para completar o conjunto de boas notícias: a camisinha é gratuita e distribuída em postos de saúde espalhados pelo Brasil. Portanto, pegue sua camisinha é vá ser feliz. O desempenho do produto só depende de você!

Até a próxima!

 

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA