Como acabar com o trânsito de forma polêmica

A cidade de Londres, na Inglaterra, conseguiu diminuir o número de veículos nas ruas, aplicando uma lei que geraria polêmica no Brasil.

Desde o início de 2003, a capital inglesa, começou a cobrar uma taxa (atualmente 10 libras, cerca de R$30) para que os motoristas possam circular com seus veículos pelo centro da cidade. O dinheiro recolhico com a lei é usado exclusivamente para melhorar o sistema de trânsito na cidade.

Segundo estudos recentes, após o início da medida, os londrinos reduziram significativamente o uso do carro – mais de 30% – e, paralelo a isso, começaram a utilizar mais bicicletas e ônibus.

Será que o exemplo de Londres funcionaria no Brasil? Sinceramente, acho que não. O motivo? Bom, listei dois itens somente para começar.

1. Ao invés de ser usado para melhorar o transporte público, provavelmente, o dinheiro das taxas iria parar nos bolsos dos engravatados que comandam as nossas cidades.

2. A revolta da população seria grande. Com tantos impostos e taxas que nós pagamos (IPTU, IPVA, ICMS, PIS, COFINS, IR) será que o governo não tem dinheiro para investir no transporte público? Ah, lembrei! Eles estão gastando com os estádios para a Copa do Mundo em 2014.

Trânsito recorde em São Paulo quarta-feira passada (23)

Sem contar que o metrô de Londres possui 400 km de linhas, cerca de 4 vezes mais que o metrô de São Paulo (o maior do país), ou seja, é muito mais fácil utilizar o transporte público em Londres, do que na maior cidade do país.

Diferenças a parte, estamos muito longe de acabar com o caos do trânsito nas cidades. Será que um dia solucionaremos o problema?

A resposta ainda não chegou. Deve estar parada em um dos engarrafamentos por ai.

Até a próxima!

Referências Tree Hugger

 

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA