As baratas são indispensáveis para o planeta

Elas são os insetos mais desprezados e odiados ao redor do mundo. Não me admira que a primeira reação ao ver uma barata, é tentar exterminá-la sem dó nem piedade, seja com veneno ou chinelo. Porém, a partir de hoje, você verá com outros olhos esta pobre coitada que é rejeitada em todos os lares. 

Por mais desagradáveis que sejam, a humilde barata é essencial para a sobrevivência do delicado ecossistema do planeta.

De acordo com Srini Kambhampati, professor e presidente do departamento de biologia da Universidade do Texas, EUA, o desaparecimento das baratas seria quase que fatal para as plantas.

“As baratas consomem muita matéria orgânica em decomposição que retém uma grande quantidade de nitrogênio. Ao se alimentar deste tipo de comida, as baratas acabam por liberar nitrogênio (nas fezes), que então penetra no solo e é usado pelas plantas.”, informa o professor.

Em outras palavras, a extinção das baratas teria um grande impacto sobre a saúde da floresta e, portanto, afetaria todas as espécies que vivem lá.

À esq. líderes dos países mais ricos do mundo, à dir. uma barata.
Quem é mais eficaz ao salvar as florestas?

“Qualquer redução drástica no número de baratas teria um efeito cascata sobre o bem-estar de todas as espécies no mundo. Claro, não há muita chance de que um evento como este ocorra. Por enquanto!”, finaliza o professor.

Quem diria, as baratas são uma das salvadoras deste planeta! Eu até acho que elas são mais eficazes do que alguns eco-ativistas que só fazem charme por ai. 

Até a próxima!

Daily Mail

 

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA