Eco Pólis: sustentabilidade que ensina e encanta

Há tempos o meio ambiente é um assunto em pauta, muitas vezes deixado de lado pelos interesses econômicos. A Rio+20 que está ocorrendo no Rio de Janeiro trouxe o assunto a tona e promete traçar um panorama do nosso futuro. Contudo, como defender o meio ambiente sem conhecê-lo?

O Programa de Educação Ambiental Eco Pólis proporciona experiência de conhecer e sentir a natureza, saber a importância da biodiversidade e sustentabilidade. “O objetivo é mostrar que é possível existir uma convivência harmoniosa com o ambiente e as demais espécies que habitam o planeta”, afirma o diretor do projeto, Orlando Couto Júnior.

O programa é desenvolvido em Guarujá (Litoral do Estado de São Paulo), na Mata Atlântica, numa área de preservação ambiental da empresa Dow, em parceria com alunos e professores da Universidade Santa Cecília. No local é possível visitar vários espaços como a Estação Manguezal, que inclui tanques de cultivo, nos quais são mantidos organismos típicos do manguezal, o Laboratório Robert Hooke, local onde os visitantes podem observar em lupas e microscópios organismos e estruturas de plantas e a Biblioteca Contos da Mata.

O espaço ainda conta com as salas: Aves, Peixes, Camaleão (que apresenta um tema a cada mês), Sustentabilidade – que mostra exemplo de práticas sustentáveis -, Pesquisador; e o Espaço Oceano – um ambiente multimídia para apresentação de vídeos e palestras.

Não é a toa que o Eco Pólis conquistou o segundo lugar no Prêmio Innovation Award 2011, concorrendo com 93 projetos inscritos pelas Unidades da Dow na Améria Latina. No último sábado (16) foi realizada uma visita de portadores de deficiência visual ao local, para que mesmo sem enxergar, eles pudessem sentir a natureza.

“Recebemos mais 30 alunos do Instituto Braile de Santos e do Lar das Moças Cegas, para realizar uma visita experimental de vivência de abstrações sensoriais. Foi uma experiência única para nós, que trabalhamos tanto com o visual das atrações, poder aprender captar os outros sentidos que a trilha, por exemplo, pode nos despertar”, conta Couto Júnior.

O Eco Pólis fica Avenida Santos Dumont, 4444, Guarujá. Agendamentos para visitas de escolas, grupos ou empresas e mais informações podem ser feitas pelo site.

Até a próxima!

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA