Não jogue fora!

Neste Dia Mundial do Meio Ambiente, que tal não jogar nada do que você consumiu no lixo? O desafio é grande, e tem gente que conseguiu fazer isso por sete dias. O projeto Homem Refluxo nasceu em São Paulo em 2003, a partir de uma ideia original de Peri Pane.

De 28 de agosto a 4 de setembro, ele realizou uma performance em que ficou sete dias sem jogar fora seu lixo pessoal, acumulando garrafas, papéis, vidros, jornais, latas, filtros de cigarro, por fim, todos os tipos de embalagens e restos inorgânicos. Todo lixo era armazenado junto ao seu corpo, em uma capa especial com 43 bolsos de tamanhos variados.

Como a roupa foi feita de plástico transparente, o lixo ficava à vista de todo mundo. Assim, por onde passava, o chamado homem refluxo causava diversas reações nos outros habitantes da cidade (passou por São Paulo, Barcelona e Napoli), desencadeando uma reflexão sobre o consumismo nos centros urbanos.

Lógico que a aparência e o cheiro indignaram muita gente, mas também fez pensar como o nosso consumo exacerbado prejudica o meio ambiente. Ele sentiu na pele, literalmente, o quanto o lixo é maligno.

Não há nada mais apropriado para uma reflexão no Dia Mundial do Meio Ambiente.

E você, toparia esse desafio?

Até a próxima!

 

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA