Cientistas inventam tradutor para língua de sinais

Uma equipe de inventores ucranianos desenvolveu uma luva tecnológica capaz de converter a língua de sinais em fala.

O EnableTalk está equipado com uma complexa rede de sensores que reconhecem os movimentos das mãos e traduzem os sinais – que então são convertidos em palavra falada por um aplicativo de smartphone.

O produto ainda está em fase de protótipo, mas já está ganhando admiradores ao redor do mundo. O projeto foi um dos vencedores na recente Imagine Cup (Copa da Imaginação, em Inglês) da Microsoft na Austrália, uma competição para promover inovações técnicas.

Eles esperam que a invenção melhore a qualidade de vida de milhões de pessoas em todo o mundo que possuem deficiências na fala e audição.

Veja como o Enable Talk funciona no vídeo abaixo.

Aprenda Língua de Sinais

Enquanto o EnableTalk ainda não chega ao mercado, você pode aprender a língua de sinais de uma forma simples, objetiva e sem pagar nada. O governo federal, por meio do site Acesso Brasil, oferece gratuitamente o dicionário da Língua Brasileira de Sinais.

O dicionário é bem interativo. A cada palavra que você clica, aparece o vídeo de uma profissional ensinando como realizar os gestos. Além disso, o site conta com uma área de buscas que facilita o acesso do usuário.

Vale a pena dar uma olhada! Clique aqui para acessar.  

Segundo o último Censo realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Brasil possui cerca de 9,8 milhões de pessoas com deficiência auditiva, o que representa 5,2% da população brasileira.

Até a próxima!

Referência  Daily Mail

 

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA