Como identificar e prevenir a doença de oídio em suas plantas

Se você possui plantas em sua casa, deve ter percebido que em algumas ocasiões, as folhas começam a embranquecer como se estivessem cobertas por farinha. Caso isto já tenha ocorrido, saiba que esta mancha branca é uma doença provocada por um fungo, mais precisamente pelo oídio, e pode destruir toda sua plantação.

Geralmente, as plantas mais jovens, são aquelas que estão mais suscetíveis à doença. É por isso que você precisa prestar a atenção em brotos e folhas jovens, logo depois que elas desabrocham. O oídio é mais do que apenas esteticamente feio. Ele pode levar a perda de sua fruta, hortaliça e até mesmo matar a planta inteira.

As plantas mais afetadas pelo fungo são aquelas que estão instaladas em locais onde o clima é úmido, com pouca circulação de ar e muita sombra.

Como combater

– Evite molhar demasiadamente a sua planta para reduzir a umidade em torno das folhas. Se o oídio já estiver presente, remova e destrua as folhas que estão infectadas.

– Para acabar com o oídio, você pode criar uma solução com uma colher (sopa) de bicarbonato de sódio, uma colher (sopa) de sabão líquido e uma colher (sopa) de óleo vegetal misturado em um litro de água, e depois utilizar um borrifador para aplicar nas plantas.

– A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) também possui outra fórmula para controlar o fungo. Basta fazer uma mistura de 5% de leite e 95% de água e posteriormente borrifar nas plantas.

Se você não notar qualquer efeito adverso na vegetação, aplique a solução em todas as folhas. Utilize a mistura uma vez por semana e em um dia nublado para evitar queimar sua planta.

Até a próxima!

Referência  Embrapa

                Tree Hugger

 

Comente com sua conta do Facebook

comments

1 COMENTÁRIO

DEIXE UMA RESPOSTA