Colabore no tratamento da tartaruga marinha Olívia

 

*Este texto é uma reprodução do blog conscienciacomciencia.com.br.

Esta é Olívia uma tartaruga marinha cabeçuda (Caretta caretta) encontrada na areia de Balneário Barra do Sul, pela Polícia Militar Ambiental, em Santa Catarina, no dia 23 de julho e levada para o Hospital Veterinário CiaBichos (tartarugas marinhas machos, nunca saem do mar, só as fêmeas fazem isso na época da desova, o que não era o caso).

O veterinário de plantão Dr. Leonardo Ribeiro de Lima, fez o primeiro atendimento, a tartaruga tinha muitas cracas (uma espécie de crustáceo) grudadas no casco e no plastrão, é comum encontrar uma ou outra, porém, muitas indicam que o animal deveria estar doente faz algum tempo, a tartaruga fica lenta e as cracas acabam se aproveitando, já que são sésseis (não se movem) para se fixarem nelas e pegar carona.

A tartaruga de 15 quilos não tem previsão de alta, pelo raio-x, o Dr. Igor Magno acredita que ela tenha ingerido plástico, é gente, isso mesmo, assim como muitos outros animais marinhos, acabam sendo vítimas do nosso descaso com o lixo, já venho escrevendo sobre isso no blog aqui e veja o triste caso dos albatrozes e aqui para saber os efeitos colaterais do lixo que os animais do mar tem ingerido.

O caso de Olívia é grave, o Dr. Igor fará mais alguns exames e verificar as necessidades do animal para recuperação, vamos torcer para que com o tratamento seja possível fazer a desobstrução sem a necessidade de cirurgia o que seria mais complicado.

O valor simbólico para o tratamento da Olívia é  R$ 250,00, os custos estão sendo bem maiores, dentro do Hospital Veterinário CiaBichos foi criada como vocês podem ver pelas fotos, toda uma estrutura para recebê-la e tratá-la com todo carinho.

Tenho pensado que os oceanos são uma parte da biosfera onde as leis não valem, onde tudo pode porque quase não aparece, só se os observa quando ocorre grandes vazamentos de petróleo. De acordo com a União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais – IUCN (International Union for Conservation of Nature) o status da  espécie Caretta caretta é ameaçada de extinção.

Contribua com a Vaquinha do Projeto SOS Animais Silvestres e ajude a financiar o tratamento da tartaruga Olívia, ameaçada de extinção para que ela possa voltar a navegar pelos oceanos, doação mínima de R$ 5,00 clicando neste LINK.

Além da vaquinha virtual é possível contribuir indo diretamente no Hospital Veterinário CiaBichos na Rua Campos Salles, 458 – Glória – Joinville (SC) e você pode visitá-la também. Fone: (47) 3028.0235.

 

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA