Folha de SP lança site de dados sobre São Paulo

O Jornal Folha de São Paulo lançou recentemente o site FolhaSPDados, projeto que vai reunir mapas e infográficos interativos que ajudarão os cidadãos paulistanos a acompanhar os principais temas das eleições para prefeito na capital paulista.

O site é uma parceria do Jornal Folha de São Paulo e do programa Knight International Journalism Fellowship, do Centro Internacional para Jornalistas (ICFJ, na sigla em inglês). O uso de dados abertos será uma das tônicas do projeto.

Em seu lançamento, o FolhaSPDados destaca dados disponibilizados pela própria Prefeitura de São Paulo que mostram a desigualdade na distribuição de áreas verdes entre os bairros da cidade. Os dados podem ser navegados em um mapa interativo que permite filtrar as informações pelo nome dos distritos.

Além disso, o leitor encontrará uma radiografia da favela de Paraisópolis, na zona sul, inspirada pelo texto do correspondente comunitário Vagner de Alencar, publicado paralelamente no blog Mural, também nascido de uma parceria da Folha e do Centro Internacional para Jornalistas em 2010.

Durante a corrida eleitoral pela Prefeitura de São Paulo, o FolhaSPDados pretende contextualizar notícias sobre saúde, habitação, mobilidade e segurança, entre outros, com visualizações de dados.

A ideia é facilitar a interatividade dos leitores com bases de dados essenciais para entender os desafios da maior metrópole da América Latina. A equipe é formada pelos jornalistas Gustavo Faleiros, bolsista do programa Knight-ICFJ, e Leandro Machado, um dos editores do blog Mural.

Fica aí um bom exemplo para as outras cidades do Brasil, o acesso de dados sobre o local onde vivemos é um dever do próprio Estado, enquanto governo, mas a iniciativa privada, nesse caso a Folha, é fundamental para que possamos de fato exercer nosso dever cívico.

Até a próxima!

 

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA