Empresas “verdes” têm funcionários 16 vezes mais produtivos

O que é preciso para você render mais no trabalho? Um chefe simpático? Um bom salário? Chance de crescimento?

Segundo uma nova pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia (UCLA), nos EUA, os funcionários de empresas que adotam práticas verdes são 16 vezes mais produtivos do que os empregados das organizações não sustentáveis.

O estudo foi liderado pelo professor Magali Delmas, um economista ambiental do Instituto UCLA de Meio Ambiente e Sustentabilidade, e Pekovic Sanja, da Universidade da França. Os resultados foram publicados recentemente na Revista Comportamento Organizacional, e marca o primeiro grande estudo de como o compromisso ambiental de uma empresa afeta sua produtividade.

A fim de determinar a diferença entre produtividade do trabalhador em empresas verdes e não-verdes, a equipe coletou dados de 10.000 pessoas em 5.220 empresas francesas.

O fator produtividade foi calculado a partir de uma fórmula bem básica: “receita menos custo”. Quando dividido pelo número de funcionários em cada empresa, os pesquisadores descobriram que a produtividade no trabalho era 16 vezes maior em organizações que adotam normas ambientais.

E qual a razão desta diferença tão grande? Delmas e Pekovic informam que tudo se resume a uma experiência de trabalho melhor. “Os funcionários das empresas verdes são mais motivados, recebem mais treinamento, e se beneficiam de melhores relações interpessoais”, explicou Delmas.

Os pesquisadores também afirmam que esse fenômeno ecoa nas mudanças da força de trabalho observado nos últimos anos. Os jovens profissionais querem mais do que um bom salário, eles querem usar seus talentos para fazer a diferença no mundo, mesmo que seja em pequena escala.

A notícia refuta ainda mais a ideia de que práticas “verdes” inibem a rentabilidade das empresas. As organizações que demonstram uma preocupação com o meio ambiente e transferem isto para seus objetivos, são mais propensas a extrair o melhor de seus funcionários.

E você, renderia mais em uma empresa que adotasse políticas “verdes”?

Link para pesquisa.

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA