Saiba como participar do Dia Mundial Sem Carro

Ontem começou a Semana da Mobilidade por causa do Dia Mundial sem carro, que acontece no próximo sábado (22). No entanto, o dia a dia sem carro é uma atitude que deve ser pensada todos os dias. Mas desse bla bla bla, todo mundo está cansado. Contudo, vale a pena se dedicar ao tema nesta semana, ou pelo menos no próximo sábado.

O diamundiasemcarro.org.br elaborou algumas dicas, para que você deixe o carro em casa e se jogue nessa ideia!

Como cidadão, no Dia Mundial Sem Carro você deixa seu automóvel em casa, optando pelo ônibus, metrô, bicicleta, caminhada, entre outros.  A sua cidade também organizou eventos para celebrar esse dia, portanto, participe das atividades paralelas, e se divirta enquanto discute sobre uma das questões mais ligadas ao seu cotidiano, a mobilidade urbana.

Universidades e escolas têm a oportunidade de conscientizar  e sensibilizar os estudantes sobre transportes alternativos, abordando também temas como o respeito e educação no trânsito.

As empresas e ONGs podem realizar campanhas para estimular os colaboradores a usarem bicicletas e transporte público, oferecer opções de ônibus fretados, incentivar as caronas, entre outras atividades para engajar as pessoas dentro da organização.

Para o governo, existem exemplos internacionais e nacionais sobre como apoiar o Dia Mundial Sem Carro, como o European Mobility Week, a Jornada “Na Cidade Sem Meu Carro” ou a Lei do Dia Mundial Sem Carro instituída em São Paulo.

O dia mundial sem carro foi criado como forma de reflexão sobre a poluição do meio ambiente e como podemos buscar soluções para o transporte dos grandes centros urbanos, mostrando para a população que existem outras formas de se locomover.

A ideia do “Car Free Day” foi criada na França e entrou em ação no ano de 1998, sendo adotada por trinta e cinco cidades do país. Rapidamente a ideia foi difundida em vários países da Europa e outros continentes.

Para saber mais clique aqui.

Aliás, há também uma programação para Semana da Mobilidade, conheça-a aqui.

Até a próxima!

 

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA