A cozinha sem lixeira

Pode averiguar! Em toda cozinha tem uma lixeira, afinal, é preciso jogar fora os resíduos que não são aproveitados no dia a dia. Pensando nesse desperdício, o estúdio francês Faltazi criou a Ekokook, uma cozinha ecológica.

O equipamento tem um sistema que funciona em três etapas e consegue reutilizar os resíduos líquidos, sólidos e orgânicos. Primeiro, os restos sólidos que não têm cheiro, como o vidro, papel, plástico e metal são esmagados e triturados por uma bola de aço, que compactado formam um briquete (espécie de lenha ecológica).

A segunda etapa é reciclar a água, na qual ela é filtrada e assim, poderá ser utilizada para regar plantas, por exemplo. O último passo é reaproveitar os restos orgânicos, que são jogados em containers com vermes dentro. Depois de três meses, o material se torna um excelente adubo para plantas.

A invenção foi construída em 2010, mas ainda não chegou ao Brasil e muito menos os preços foram divulgados. De qualquer forma, ficou comprovado que é possível excluir as lixeiras das cozinhas e aproveitar todo e qualquer lixo.

E você, teria uma dessas em casa?

Até a próxima!

 

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA