Em vez de lavar, congele sua calça

Ideias inovadoras e sustentáveis podem surgir de onde menos se espera e dos jeitos mais loucos. Porém, algumas dessas ideias apesar de interessantes não “pegam” entre os consumidores, mesmo com o incentivo da indústria. Ou até mesmo porque sua eficácia é duvidosa. É o caso da calça jeans que não precisa ser lavada.

A novidade foi apresentada é uma feira de sustentabilidade em Berlim (Alemanha) em 2010. E acredite, ela chegou aos pontos de venda brasileiros pela empresa Tristar, pela bagatela de R$ 300. Porém, as vendas não foram um sucesso, prova disso é que não vemos essas calças por aí.

De acordo com os criadores, a idéia era criar uma peça que tivesse valores ambientais embutidos. Assim, a calça foi feita com algodão, fibras e tingimentos que não utilizam produtos químicos nocivos ao meio ambiente.

Para a lavagem em vez de água e ferro de passar roupa, basta colocá-la num saco com vedação (que já acompanha o produto) e congelá-la no freezer por 24 horas. Ainda de acordo com os fabricantes, a calça congela e descongela e o tecido amacia, o que molda a peça no formato do corpo da pessoa.

A invenção também é dupla face, ou seja, basta virar do avesso para ter a parte limpa para usar. Basta saber qual parte escolher para ter contato com a pele, aquela que ficou o dia inteiro suando com você ou aquela em que você sentou no ônibus e outros lugares pouco limpos.

Porém, a eficiência da técnica é discutível. O congelamento não é a melhor maneira de eliminar bactérias e o odor. Geralmente, as baixas temperaturas diminuem o ritmo de produção até que a temperatura ideal seja alcançada e a reprodução continue. Nesse caso você será o condutor de calor por meio do seu corpo.

E aí, o que você acha de usar uma calça como essa?

Até a próxima!

 

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA