Ficou sem energia? Então saiba do descaso com a energia eólica

Uma pane em um transformador de uma subestação do sistema Furnas, em Foz do Iguaçu, deixou áreas do Paraná, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Acre, Rondônia e parte do Centro-Oeste sem energia elétrica na noite de ontem (3). De acordo com a Operadora Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a falha gerou perda de carga na usina de Itaipu. Se você não gostou de ficar sem energia elétrica, leia as próximas linhas para se revoltar um pouco mais…

As usinas hidrelétricas há muito tempo já se tornaram uma fonte de energia elétrica ultrapassada e devastadora do meio ambiente. Mas ainda há uma esperança de energia limpa para os brasileiros, mas só uma esperança… O maior complexo de energia eólica da América Latina foi construído no sertão baiano, porém, os 184 aerogeradores, divididos em 14 parques eólicos, estão parados há dois meses por falta de transmissão.

Isso mesmo! Há espaço, há os aerogeradores, mas não há como fazer com que a energia gerada chegue à milhares de brasileiros. No dia 9 de julho chegaram até organizar um cerimônia de inauguração, mas que teve que ser cancelada. O pior é que não há nenhuma indicação de que as obras serão iniciadas em breve.

Mas como tudo pode piorar… De acordo com informações da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) 32 dos 71 parques eólicos leiloados em 2009 estão parados por causa da falta de linhas de transmissão.

Um verdadeiro atestado de incompetência do Governo Brasileiro e das concessionárias. Mas pode piorar ainda mais! Apesar de não poderem produzir energia, as geradoras terão direito de receber a receita fixa prevista nos contratos de concessão, que é R$ 370 milhões (E você aí economizando pra dar uma volta no fim de semana).

As falhas das concessionárias e do Estado causam transtornos imensuráveis. Os altos impostos cobrados, o péssimo serviço oferecido e uma matriz energética devastadora, retrógada e primária, fazem com que a energia elétrica brasileira seja considerada uma das piores do mundo.

Há dois anos foram inúmeras as promessas de que o Brasil despontaria como exemplo de novas fontes de energia limpa e infelizmente só ficou com as promessas. As novas fontes de energia não são uma realidade.

Se liga Brasil! E com energia limpa e mais barata!

Até a próxima!

 

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA