Dia da Consciência Negra sem peso na consciência

Hoje se comemora  o dia da Consciência Negra, para muitas cidades do Brasil hoje não há expediente. Mais do que um feriado, hoje devemos lembrar sobre o quando os negros sofreram no Brasil, vítimas da escravidão. Porém, até que ponto decretar esse feriado é tão importante para os brasileiros?

Quando estávamos nos bancos escolares, aprendemos o quanto os negros foram retirados da África para serem torturados em terras brasileiras. Infelizmente, um dia para lembrarmos esses antepassados não os farão ter menos dificuldades ou dar mais qualidade de vida para seus descendentes.

Um dia para lembrarmos sobre a vida sofrida que os negros tiveram só os separa da sociedade, só os identifica como pessoas diferentes, como uma ação preconceituosa e desrespeitosa. Respeitar os antepassados dos negros e manter direitos iguais independente da cor, é criar políticas públicas inclusivas. É dar condições iguais para qualquer brasileiro, independente de qualquer diferença, que não só a da cor.

Um feriado ou um dia para lembrarmos-nos disso é um jeito simplista de amenizar uma questão social muito mais complexa.

O video abaixo, com o renomado ator Morgan Freeman, retrata muito bem sobre o que estamos falando. Tire as suas próprias conclusões, tem menos de um minuto.

Até a próxima!

 

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA