10 dicas para você economizar água

torneira

Em tempos de calor a gente usa muita água e apesar de chover bastante, isso não ameniza a escassez desse bem tão precioso. Ser uma pessoa mais sustentável não é muito difícil, mas basta ser consciente ao utilizar a água, por exemplo.

Lembre-se: água é como dinheiro, você não deve desperdiçar por aí!

1- Uma boa economia de água e energia é possível utilizando a quantidade máxima (indicada pelo fabricante) na máquina de lavar roupas e na secadora.

2- Os aeradores são dispositivos que podem ser instalados nas torneiras para misturar a água corrente com o ar. Assim, menor volume de água é utilizado com a mesma eficiência.

3- Economize água utilizando apenas a vassoura para manter a calçada limpa, ao invés da mangueira. Caso haja necessidade de lavar a calçada, utilize água coletada da chuva ou reaproveitada da máquina de lavar.

4- Feche a torneira ao escovar os dentes ou fazer a barba.

5- Se você costuma regar o jardim, faça isso no final do dia ou bem cedo, evitando assim que o calor do sol evapore a água utilizada rapidamente.

Exemplo do que não fazer com a água.
Exemplo do que não fazer com a água.

6-  Colete água da chuva que escorre pelas calhas para regar as plantas, lavar a calçada e o carro.

7- O óleo de cozinha usado é um dos principais vilões da contaminação das águas: uma colher de sopa de óleo pode inutilizar milhares de litros de água. Armazene seu óleo de cozinha usado em garrafas PET e faça o descarte em postos de coleta.

8- Diminua o tempo do seu banho. Em cada minuto, você utiliza 16 litros de água, ou seja, cada minuto a mais do seu banho consome a quantidade de água que uma pessoa bebe por 8 dias.

9- Utilize uma bacia ou a própria cuba da pia para lavar frutas e legumes. Lavando-os sob uma torneira aberta, muitos litros de água serão gastos sem necessidade.

10- Torneiras pingando causam um enorme desperdício de água. Certifique-se de que as torneiras fiquem bem fechadas ou, se necessário, instale torneiras com temporizadores.

Até a próxima!

 

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA