Dicas de como manter o foco no trabalho

cerebro

A vida de um empreendedor não é nada fácil. São tantas as tarefas, que fica difícil não deixá-las de lado para checar as atualizações do Facebook. Nesse sentindo, é importante entender que o nosso cérebro possui limitações e que ele precisa de treino para não cair na armadilha da procrastinação.

O co-fundador do NeuroLeadership Institute e autor do livro Your Brain At Work (Seu Cérebro no trabalho), David Rock, explica que ter um cérebro multitarefado é uma habilidade importante, por outro lado, ela reduz a inteligência. Dessa forma, cometemos erros, perdemos alguns sinais sutis e até perdemos o controle quando não deveríamos.

De acordo com Rock, o objetivo das nossas vidas não deve ser o foco constante, mas um pequeno e curto período diário sem distrações. “20 minutos de foco diariamente, sem exceções, tem um profundo poder transformador em nossas tarefas e atitudes”, explica.

Então, ai vão três dicas que irão espantar a falta de foco

1 – Faça o trabalho criativo em primeiro lugar

Normalmente, damos prioridade para o trabalho mais árduo e a outras tarefas sem sentido em nosso dia-a-dia. Esse tipo de trabalho drena nossa energia e reduz o nosso foco. Depois de 1 hora realizando esse tipo de trabalho, a nossa capacidade cerebral de processamento e realização é muito menor do que no início das atividades.

Toda decisão que tomamos vai cansando o nosso cérebro. Sendo assim, para se concentrar da maneira correta, inverta essa ordem. Marque as tarefas que exigem criatividade e concentração para o início do seu dia e depois passe para o trabalho mais fácil, ou mais burocrático, como apagar e-mails e agendar reuniões, no final do dia.

2- Distribua o seu tempo de maneira inteligente

Ao estudar milhares de pessoas, Rock descobriu que estamos realmente focados em uma média de 6 horas semanais apenas. Por esse motivo, precisamos ser diligente na maneira com que distribuímos o nosso tempo e tomamos a nossa atenção.

A maioria das pessoas se concentra melhor no período da manhã, ou no final da noite, e os estudos de Rock demonstram que 90% das pessoas têm seus melhores pensamentos e ideias fora do escritório.

Descubra aonde e quando você se concentra melhor, então aloque suas tarefas mais difíceis para esse momento.

3- Treine seu cérebro como um músculo

Estar ou ficar multitarefa é natural. O nosso cérebro se adapta a isso naturalmente.“Nós perdemos a capacidade de nos concentrarmos a partir do momento em que a distração se torna um hábito”, diz Rock.

É preciso praticar a concentração, desligando todas as distrações e comprometendo a nossa atenção para uma única tarefa.

Comece aos poucos, talvez com 5 minutos por dia e trabalhe, gradualmente, com pedaços maiores de tempo. Se encontrar a sua mente vagando, é só voltar correndo para a tarefa.

“É como praticar exercícios para ficar em forma, você precisa construir o músculo, diz Rock”.

Até a próxima!

 

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA