Dicas para receber capital de um investidor anjo

jjimrobertsRecentemente o executivo Jim Roberts deu nove dicas para quem deseja receber recursos financeiros de um investidor anjo. Roberts foi diretor e fundador do Conselho Empresarial da Blue Ridge e do Blue Ridge Angel Investors Network ( Blue Ridge Rede de Investidores Anjo), nos Estados Unidos.

Aliás, qual empreendedor que tem uma boa ideia na cabeça não gostaria de um sócio com muito dinheiro?

Preste atenção nas dicas de Roberts:

1 – Conheça os investidores antes de precisar de dinheiro

Quanto mais afinidade você tem com as pessoas que possuem dinheiro, mais fácil e mais rápida será a transação financeira. Comece conhecendo os investidores, mesmo antes de você deixar o seu trabalho para iniciar a empresa.

2 – Mostre confiança e medo

Abordar o medo em uma negociação com o investidor não é nenhum demérito, aliás estará fornecendo informações sobre a situação de mercado do negócio. Como a sua empresa será capaz de se adaptar a situação que comprometam o bom desenvolvimento do negócio? Uma equipe alinhada e uma boa estratégia de gestão podem levar a empresa a uma nova direção, até melhor que a planejada.

3 – Esteja pronto para negociar os termos

O investidor pode querer uma porcentagem maior. Em uma variedade de situações, os empresários têm medo dos investidores que exigem muito capital para fazer o negócio acontecer. O velho ditado “Você quer possuir 100% de uma empresa pequena ou você quer ter 5% de uma empresa do porte da Microsoft?”.

Possuir um pequeno pedaço de uma grande empresa é um negócio muito melhor. Seja flexível, mas também se certifique que você possui o suficiente para fazer valer a pena. Se você possui uma porcentagem muito pequena, você pode se sentir como se estivesse empregado e não dono do seu próprio negócio.

4 – Faça uma pesquisa sobre os investidores

Os investidores vão investigar você. Ele vai perguntar para outras pessoas sobre o seu comportamento, quem você é, vai acessar site da sua empresa pelo Google, ou seja, vai fazer uma pesquisa profunda sobre a sua empresa. Então faça o mesmo. Procure saber quais projetos ele investiu e quais foram os resultados, é um bom começo.

5 – Procure lidar com anjos experientes

Esta é uma situação difícil para os empresários inexperientes. O empresário inexperiente está tão ansioso para encontrar um investidor que é tentador pegar o dinheiro de alguém disposto a escrever o cheque. Porém, a desvantagem de tirar dinheiro de anjos inexperientes (ou sem credencial) é a falta de traquejo com os desafios das empresas de inicialização.

Não importa quantas vezes você ouve sobre startups, viver a experiência de lutar para fazer folha de pagamento ou não receber o pagamento do cliente dentro do cronograma pode levar algumas pessoas a realmente lutar com o stress. Se você lidar com anjos inexperientes, você pode acabar numa situação em que o anjo vai pedir o dinheiro de volta. Anjos experientes compreendem os riscos e investem dinheiro que podem se dar ao luxo de perder.

6 – Mantenha uma rede de empresários experientes para aprender com o sucesso

Existem muitas organizações de empresários e uma variedade de organizações de desenvolvimento econômico, destinado a ajudar os empresários a ter sucesso. Procure-as e participe.

7 – Pratique seu discurso com perfeição

Você deve praticar o seu discurso para pessoas que estão familiarizadas com boas apresentações. Alguém com experiência vai lhe dar o feedback real, que você vai precisar para assegurar  que seus slides são adequados e, assim, ter o impacto necessário para impressionar um investidor.

Guy Kawasaki sempre diz que slides devem ser 10-20-30. 10 slides, 20 minutos e 30 o tamanho da fonte. “Investidores mais velhos podem precisar do tamanho da fonte maior”, diz Kawasaki.

8- Tenha parceiros alinhados com seu negócio

Ok, eu sei que ele é barato, mas o tio Joe, o advogado imobiliário não é o melhor advogado para representar seus interesses. Pergunte para empresários de sucesso, quais seus parceiros no direito e na contabilidade. Certamente esses profissionais te levarão para um status muito melhor.

9 – Mostre as potencialidades do investimento

Os investidores anjo querem multiplicar o investimento. Investidores anjo não querem um cheque de dividendos trimestrais. Se o cheque mínimo para investimento é de US$ 25 mil, eles estão esperando para fazer US$ 250 mil de cinco em sete anos. Então, esteja preparado para mostrar como a empresa se desenvolverá ou qual o valor de mercado. Tenha uma lista pronta de potenciais compradores da sua empresa.

Comente com sua conta do Facebook

comments

1 COMENTÁRIO

  1. Acredito que os investidores anjos são empreendedores dispostos a investir em produtos inovador .Este produto existe e a tapioca paulista esta a procura deste investimento excelente lucratividade e rentabilidade .produto com grande aceitação em todas as classes conheça o projeto .

DEIXE UMA RESPOSTA