Saiba como evitar lugares como a boate Kiss

boatekiss

O Brasil está de luto. Uma tragédia sem precedentes calou e comoveu um país com 200 milhões de pessoas. Mais de 200 mortos, vidas promissoras de uma mesma geração, interrompidas pela ganância e a irresponsabilidade. A prefeitura de Santa Maria, o Corpo de Bombeiros, e lógico, os proprietários do estabelecimento são os culpados por esse desastre.

Acidentes acontecem, contudo, antes de apontar o dedo na cara deles, o que você faz para evitar lugares como a boate Kiss? Infelizmente, nós não podemos sair tranquilos para dançar, paquerar, se divertir, com a certeza de que os órgãos públicos e os donos de lugares de entretenimento cumpriram com o seu dever. É muito pouco qualquer tipo de multa ou sentença de prisão.

sinalizacaodeemergenciaCabe a nós, enquanto consumidores, excluirmos da nossa lista, estabelecimentos irresponsáveis. Infelizmente, nós temos que estar conscientes e atentos as normas de segurança, para boicotarmos as casas que não se enquadrem nas regras de segurança.

Nós, do Libero Social, elencamos algumas medidas de segurança para você averiguar quando visitar uma casa de show. Caso alguma irregularidade for encontrada, saia o mais rápido possível do local. Sabemos que as medidas de segurança variam de estado para estado, mas escolhemos as mais usadas.

Saídas de emergência
Procure ver o tamanho das portas e se ela é compatível como o número de pessoas que o lugar abriga. As portas também devem ser anti-pânico (ao empurrar ela se abre). Na teoria a evacuação do local deve ser feita em um minuto. Para você ter uma ideia mais clara, imagine o estabelecimento pegando fogo. As pessoas conseguiriam sair com segurança?

Sinalização de emergência
De nada adianta ter saídas de emergência, se você não souber onde elas estão. Então, fique atento as luminárias e setas que indicam a saída. Elas não podem ser obstruídas por fumaça e podem até estar pintadas com tinta luminosa no chão.

Iluminação de emergência
Um incêndio ou qualquer outro tipo de acidente pode interromper a energia elétrica, assim, o local ficará sem energia elétrica, mas luzes de emergência devem se acender automaticamente, o que permitirá melhor visualização do ambiente. Ela deve ser instalada numa altura que a fumaça não atrapalhe a iluminação, geralmente da metade pra baixo da parede.

Extintores
Você consegue visualizá-los e conseguirá pegar caso algum bombeiro peça para você?

Essas são algumas medidas que você pode saber apenas com observação. Agora se você gostou do assunto e quiser se tornar um ferrenho “bragadista” converse com os funcionários e pergunte sobre:

Revestimento das paredes, piso e teto
Eles devem ser feitos por materiais que não propaguem o fogo, nem fumaça.

Brigada de incêndio
Equipe de funcionários treinada para combater o incêndio e ajudar na fuga dos ocupantes.

Alarme de incêndio
Sistema para avisar os visitantes e lógico, o corpo de bombeiros.

Pronto, agora você já tem noção de quais medidas os estabelecimentos de entretenimento devem ter para evitar acidentes. Então, boicote os irresponsáveis e faça eles se adequarem a legislação do seu estado, ou os faça falirem e procurarem um ramo menos perigoso.

Até a próxima!

 

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA