Vila Isabel: a vitória dos agrotóxicos no Carnaval carioca

Se a Beija Flor tivesse vencido, o Carnaval carioca também cairia em desgraça, afinal de contas, os membros dessa escola se orgulharam de ter um vasto número de penas de pavão.
Se a Beija Flor tivesse vencido, o Carnaval carioca também cairia em desgraça, afinal de contas, os membros dessa escola se orgulharam de ter um vasto número de penas de pavão.

A BASF conseguiu. Se o intuito da empresa de agrotóxicos era se tornar ainda mais conhecida, ela conseguiu. O Grêmio Recreativo de Escola de Samba Unidos de Vila Isabel conquistou o 1º lugar do desfile do grupo especial das Escolas de Samba do Rio de Janeiro, com o samba-enredo “A Vila canta o Brasil celeiro do mundo – água no feijão que chegou mais um”. Tudo isso graças aos alimentos contaminados que colocamos em nossas mesas.

A BASF é a terceira maior vendedora de agrotóxicos do Brasil, lucrando 916 milhões de dólares com veneno para animais e humanos, por meio de alimentos. Diferente do homem simples do campo, os empresários do agronegócio utilizam muito veneno para manter a produção de alimentos.

Na verdade, a BASF é um lobo que vestiu a fantasia de cordeiro e utilizou o seu dinheiro para promover a escola de samba e consequentemente o seu negócio, por meio de uma vitrine bucólica da felicidade do interiorzão do Brasil.

A contradição que se vê no desfile da Vila Isabel é a mesma que está presente no campo brasileiro: de um lado, o agronegócio, defensor da monocultura e do latifúndio com vasto uso de agrotóxicos; do outro, os movimentos sociais, os assentados, os Sem Terra, que buscam implantar a agricultura familiar com um modelo de produção mais igualitário e saudável.

O Censo Agropecuário do IBGE de 2006 mostra que a agricultura familiar é responsável por 70% do alimento que chega à mesa dos brasileiros, mesmo ocupando apenas 25% das áreas agricultáveis. Apesar de receber 14% do crédito dado pelo governo à produção agrícola, ela agricultura familiar emprega nove vezes mais pessoas por área e ainda é responsável por um terço das exportações agropecuárias do país.

O agronegócio, que recebe os outros 86% do crédito, concentra 75% das terras mas produz apenas 30% dos alimentos que compõem a alimentação da população, empregando somente 1,5 trabalhadores a cada 100 hectares.

Quem é a BASF?

A alemã BASF é a maior empresa química do mundo. A organização tem um histórico de atentados ao meio ambiente e à vida humana. Durante a Segunda Guerra Mundial, a empresa produziu o gás Zyklon B, usados nas câmaras de gás nazistas para matar milhões de prisioneiros.

Em 2001, a empresa causou um vazamento de 11 mil litros de Mollescal, um corrosivo destinado ao curtimento de couro no Brasil. Depois do acidente, forneceu informações falsas ao serviço de emergência sobre o grau de toxidade da substância, colocando em risco os profissionais envolvidos no atendimento à população.

Pois é amigos, como se não bastasse o carnaval depenar aves belíssimas, com o pavão, agora as escolas de samba também apóiam os vilões do agronegócio. Lamentável.

 

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA