Sugestão ao secretário de transportes da cidade de São Paulo

tatto

Durante a divulgação de uma pesquisa feita pela Rede Nossa São Paulo em parceira com o Ibope, ontem (16) no Sesc Consolação, na região central de São Paulo, o secretário de transportes da cidade, Jilmar Tatto, afirmou que cada vez mais prefere deixar o carro em casa. “Poluição, perda de tempo, custo, não acredito que seja a melhor solução para o trânsito nem para o transporte. Tenho carro, mas prefiro deixar em casa”, proferiu Tatto. Está aí uma ótima oportunidade para o secretário sentir na pele as angústias do povo paulistano nas latas de sardinha ambulantes, conhecidas como ônibus e metrô.

Eu sugiro que o “nobre” secretário vá todos os dias ao seu gabinete, na Rua Boa Vista (bem próximo a estação São Bento do Metrô, no centro), utilizando algum tipo de transporte coletivo. Minha sugestão é que a “via sacra” deve durar quatro meses, um mês para cada zona paulistana, exceto o centro da cidade por questões óbvias. Dessa forma, escolhi quatro bairros bastante populosos e não muito afastados: Cidade Dutra (zona sul), Pirituba (zona oeste), Tucuruvi (zona norte) e São Mateus (zona leste).

Uma equipe deve acompanhar o trajeto, filmá-lo, informar aos passageiros que o secretários está usando o transporte público, questionar os usuários sobre as melhorias e publicar diariamente o vídeo, com todas as informações relevantes em blog, para comentários e exposição da experiência. Acredito piamente que uma atitude com essa é, no mínimo, interessante e aproximará os paulistanos do seu secretário, bem como o secretário dos paulistanos e seus problemas. Fica a dica!

Pesquisa
O evento de ontem, que marcou o início da Semana da Mobilidade na capital paulista divulgou a pesquisa “Dia Mundial sem Carro”, que acontece no próximo domingo (22). O estudo revelou que 93% dos entrevistados são favoráveis à ampliação das faixas exclusivas para ônibus e que 69% acham a situação do trânsito ruim ou péssima. Todos os dados da pesquisa estão disponíveis aqui.

Sem carros no Centro no próximo domingo.
O secretário também anunciou ontem, que os carros estarão proibidos de circular no Centro da cidade no Dia Mundial Sem Carro que acontece no dia 22. A Rótula Central é a área que fica dentro do perímetro formado pelas Avenidas Ipiranga e São Luís, Rua Maria Paula, Praça João Mendes, Avenida Mercúrio, Rua Senador Queiroz e Avenida São João. Quem sabe esse sonho não vira realidade para todos os dias do ano? Basta a canetada de Tatto.

Oremos!

Autor – Rafael Sampaio é administrador de empresas, paulistano, morador do centro, próximo a Praça da República, tem 63 anos, avesso as redes sociais e possui olhar crítico aos detalhes da cidade. É tido como reacionário, mas não se considera um.

 

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA