Ônibus oferece banho grátis nos EUA

lavamae2Enfim, o calor chegou! E com ele o cheiro de corpo, vulgo “CC” tomará conta das ruas do Brasil. Contudo, se estivéssemos na cidade de São Francisco, nos Estados Unidos, o banho poderia ser tomado nos ônibus que circulam pela cidade. Brincadeiras a parte, trata-se do projeto “Lava Mae” (traduzido para “lave-me”) criado pela empreendedora social Doniece Sandoval.

Estimulada por pela crença de que todos têm direito à dignidade, ao conhecimento e que o acesso aos chuveiros e sanitários está em falta para os sem-teto, Doniece criou o projeto. A ideia é adaptar alguns micro-ônibus antigos com chuveiros, que serão usados para levar melhores condições de higiene para as pessoas em situação de rua. O projeto visa atender a mais de 6.500 desabrigados da cidade, e deverá entrar em ação a partir de março do ano que vem.

O objetivo é melhorar a qualidade de vida dos moradores de rua, reduzindo o índice de doenças entre estas pessoas. De acordo com o site Hypeness, em São Francisco há apenas dezesseis banheiros públicos com chuveiros disponíveis à população, por isso a cidade do estado da Califórnia foi escolhida para a realização do projeto.

Ainda em fase de adaptação, além do banho, os ônibus também vão contar com banheiros e pias, além de papel higiênico e toalhas disponíveis aos usuários. Tudo gratuito. Ainda não é o ideal, afinal, o mais adequado seria a construção de moradias, mas o projeto levará, ao menos, mais dignidade para quem não pode nem tomar um banho.

Conheça mais sobre o projeto aqui.

 

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA