Projeto chinês propõe novo tipo de transporte coletivo

landairbus

O ano está começando e não há nada melhor do que pensarmos em soluções efetivas para o futuro. Em São Paulo, por exemplo, um dos maiores o problemas é o de transporte. Estar dentro de ônibus e imaginar que ele pudesse andar sobre o trânsito, já deve ter passado pela cabeça de muitos e muitos cidadãos. Uma equipe de pesquisadores chineses imaginou e faz mais, colocou a ideia no papel.

O grupo denominou o projeto de Land Airbus e defende que o projeto pode ser parte da solução de mobilidade urbana das grandes cidades. O novo veículo não interrompe o trânsito, uma vez que a parte inferior funciona como um túnel, em formato de arco – o que os criadores chamam de design oco. O veículo ocupa duas pistas e permite que carros de até dois metros de altura passem por baixo.

O veículo é uma espécie de trem, em que cada “vagão” comporta até 300 pessoas. Os passageiros entram no transporte por um elevador lateral e também são previstas estações fixas de parada. O veículo ainda é movido por painéis solares e eletricidade e sua velocidade chega a 60 km/h. O veículo funciona por computador e ainda há um sistema que freia automaticamente em caso de emergência, caso haja um acidente a frente, por exemplo.

De acordo com os estudos dos idealizadores do projeto, o “trem” pode diminuir em 30% o trânsito nas ruas e avenidas. Outra vantagem destacada é que a construção da estrutura para suportar esse tipo de transporte levaria três vezes menos tempo que a construção de metrôs, com custo 10% menor.

E aí, você acha que esse projeto funcionaria aqui em São Paulo? Quais vias deveriam receber o novo veículo?

Assista o vídeo do projeto e veja como projeto funciona.

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA