Arquitetos criam casa que flutua em caso de enchente

casadebambuRecentemente as enchentes do Rio Madeira, em Rondônia, evidenciaram um grande problema da população ribeirinha, que sofre com o poder das águas. De acordo com a ONU, a inundação é o desastre mais comum do mundo. Estima-se que, cerca de 150 milhões de pessoas são prejudicadas pelas enchentes. O agravamento das mudanças climáticas e o crescimento da população em áreas inundáveis pioram ainda mais esse quadro. Mas um escritório de arquitetura vietnamita criou uma solução que pode minimizar os estragos e resguardar as famílias.

Já que não se pode lutar contra a força das águas é possível utiliza-la como forma de sobrevivência. O escritório H&P Architects desenvolveu uma casa, construída de bambu, com baixo custo e impacto ambiental, que flutua na água e mantêm as famílias em segurança. De acordo com o escritório, a Blooming Bamboo Home é uma estrutura leve e modular, pode ser construída em até 25 dias e custa aproximadamente US$ 2 mil, ou seja, R$ 5 mil.

Os arquitetos vietnamitas garantem que o bambu é um material bastante resistente e que a flutuação das habitações são planejadas para enchentes de até 1,5 metros. Já há estudos para um modelo que resista a uma inundação de 3 metros. Contudo, essa não é uma medida definitiva. Ainda é preciso criar mecanismos para conter o crescimento populacional nas margens de rios e, principalmente, estudos e ações que prejudiquem menos o meio ambiente.

casadebambu1

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA