Bloom: o projeto de uma cápsula que pode nos salvar

bloom1O meio ambiente tem perdido consecutivas batalhas contra o ser humano. Muitas vezes, compactuamos com isso sem mesmo saber porque, mas já estamos tão envolvidos na obsolescência programada, que chegamos a conclusão que dificilmente isso vai parar ou esse quadro será revertido. Contudo, um projeto chamado “Bloom” pode fazer com que nos adaptemos aos infortúnios do futuro.

O escritório francês, Sitbon Architectes, desenvolveu uma espécie de cápsula, esférica, com mais de 2 mil metros quadrados, com 45 metros de diâmetro. Uma construção arrojada no meio do Oceano Índico, parcialmente submersa, que pode converter a água do mar em água potável, despoluir o ar e monitorar fenômenos naturais no Oceano.

O projeto é uma espécie de fazenda aquática, que causa a mitigação dos efeitos das mudanaças climáticas. Haverá aquários gigantes de fitoplânctons (seres vivos marítimos microscópicos que retiram o dióxido de carbono da atmosfera), criando uma estufa. Há também um sistema de desalinização produzindo água potável. O projeto também abrigará uma central de alertas meteorológicos, que avisará sobre fenômenos climáticos.

Um projeto audacioso, provavelmente com um custo altíssimo, não divulgado, que aguarda ansiosamente para pesquisas e investimento em um protótipo. Se essa cápsula realmente faz o que promete, ela poderá nos salvar de um colapso ambiental.

bloom

 

bloom2

 

bloom3

Comente com sua conta do Facebook

comments

DEIXE UMA RESPOSTA